top of page
  • Alan Leites

Quer achar bons fornecedores?


Em épocas de crise ou em qualquer época os empreendedores evitam o máximo a palavra: Perda! Perda de tempo, de dinheiro, de clientes, de matéria prima, e claro, ninguém está disposto a perder um bom fornecedor. O que fica, mesmo para os mais experientes, são dois desafios: o primeiro é como conseguir bons fornecedores e o segundo é como mantê-los. A boa e a má notícia é que não tem fórmula secreta, afinal relações humanas, mesmo as comerciais, se dão sempre através de um exercício diário de conquista e confiança. Confira a seguir oito passos importantes que podem te ajudar (e muito) nesta jornada.

Faça uma pesquisa antes do primeiro contato

É muito importante conhecer a reputação de seu futuro fornecedor antes de estabelecer algum contato. Nos dias de hoje, empresas que trabalham com seriedade e ofertam bons produtos/serviços são antenadas com a opinião dos clientes. E como a internet transformou o mundo em uma pequena vila, se o fornecedor for bom, muitas pessoas farão recomendações.

Qualifique seu contato

Entrar em contato com o fabricante é primordial para entender a melhor maneira de receber o produto de forma que atenda às suas necessidades. A chance de conseguir preço mais barato é muito maior. Nesta pesquisa, ainda é possível identificar os fornecedores regionais e a variedade de condições de venda.

Faça as contas

Trabalhar com delivery e manter a relação com fornecedores significa dizer que sua pesquisa de mercado sobre matérias-primas não terminará nunca. Esse processo, que está em constante movimento, conta com lançamentos diários que podem facilitar sua vida. Como exemplo, podemos citar novos fornecedores que entregam alimentos já limpos, fatiados e descascados, tornando mais fácil a vida do empreendedor. Esta nova tendência promove impacto inclusive no preço final do seu produto, uma vez que o processo de produção ficará mais barato com a diminuição de mão de obra.

Utilize as redes sociais e aplicativos de mensagem

É incontestável que aplicativos de mensagens de texto como o Whatsapp (o famoso zapzap) vieram para ficar e facilitar a vida de muita gente, inclusive a do empreendedor. Se antes os fornecedores chegavam a disponibilizar um chip de cada operadora para receber ligações, agora o aplicativo de mensagem simplificou tudo em um clique só. Com esta ferramenta é possível também receber planilhas e tabelas de preços de vários fornecedores e fazer a comparação em pouco tempo. Outros aplicativos como Facebook e Instagram já se tornaram ótimas ferramentas de vendas e relacionamentos com o cliente e o fornecedor.

Dê uma chance ao pequeno produtor

Se você tem uma pizzaria e necessita diariamente de produtos como tomate, cebola, palmito e manjericão é possível buscar pequenos produtores de sua região. Na verdade esta ideia funciona para qualquer tipo de delivery e fortalece a economia local (do bairro), cria uma relação de proximidade com o fornecedor e consequentemente garante matérias-primas de qualidade superior.

Compras coletivas

Se trata de uma prática muito antiga. Comprar junto para comprar mais barato. Se você faz parte de uma galeria, shopping ou mantém relação com comerciantes que consomem matérias-primas ou produtos (de limpeza inclusive) semelhantes ao seu, é possível formar um clube de compras. Esses clubes estruturam compras coletivas de produtos em grande escala e com isso conseguem preços mais baratos que os oferecidos normalmente no varejo. Outro benefício de comprar em grupo é a logística de armazenamento, pois geralmente um membro que possui espaço viabiliza a estocagem ou pode ser instituído um local de custeio coletivo. O resultado no final é que tudo sai mais barato para todo mundo.

Tente pagar à vista

Neste caso é possível negociar um preço mais barato para o produto. A negociação fica mais flexível quando o fornecedor sabe que receberá o pagamento em dinheiro, livre de taxas de boletos e operações administrativas.

Feiras de setor

Já comentamos anteriormente sobre se manter antenado com as novidades do mercado. Visitar periodicamente feiras e convenções destinadas ao setor de seu empreendimento é imprescindível para se manter atualizado, gerar novos negócios, encontrar novos fornecedores, perceber oportunidades e fazer sua marca aparecer, sem perder da mira os seus concorrentes e as tendências do mundo delivery.

Comente! Tire suas dúvidas! Mande sua mensagem para nossa equipe! https://sistemadomdelivery.wixsite.com/blog/contato

Assine a nossa lista e receba todos os informativos!

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page